Imagem capa - Sobre Alianças e Significados por Joker Fotografia | Fotógrafo de casamento e ensaios - de Curitiba para o mundo!
Dicas do Casal

Sobre Alianças e Significados

Dar significado às coisas é o que as torna importantes. Sabe aqueles objetos que podem parecer insignificantes, mas que você não se desfaz, pois carregam emoções? Aquele ingresso do cinema, guardado há tanto tempo, pode ser a lembrança da primeira vez que vocês saíram juntos. E aquela pétala de rosa seca pode não parecer importante, mas para você pode ser o suficiente para trazer na memória o buquê de flores de onde ela veio.


A cerimônia do casamento é cheia destes significados, que se tornam tradições lindamente repetidas durante várias gerações.




E as alianças parecem ser uma das mais difundidas tradições de casamento, usadas até hoje em várias culturas. A própria palavra aliança, que vem do latim "alligare",remete a uma relação de proximidade e união entre duas pessoas. São elos, círculos sem fim feitos de ouro, como uma forma de materializar o que se espera desta união: que seja nobre e eterna.




Acredita-se que o hábito de usar a aliança no dedo anular da mão esquerda vem dos romanos, pois segundo suas crenças, nele passa a "veia d'amore" que liga a aliança ao coração. Não sabemos se estas histórias são reais, mas um costume que perdura por tantas décadas tem de carregar consigo uma simbologia muito forte.




Quem nos conhece sabe que a aliança que usamos é bem incomum, mas para nós tem um significado muito especial. Os outros podem não compreendê-lo, mas usá-las nos lembra do nosso propósito e do nosso amor, e isto é o que mais importa.