Imagem capa - Para os não-fotogênicos por Joker Fotografia | Fotógrafo de casamento e ensaios - de Curitiba para o mundo!
Dicas do Casal

Para os não-fotogênicos

"Não gosto de tirar foto" é algo que ouvimos com frequência de várias pessoas. E felizmente, sempre conseguimos convencê-las do contrário depois de uma sessão de fotos.


O que acontece é que estamos acostumados com uma fotografia invasiva. Explico... Você está com um grupo de amigos, rindo e conversando, quando lá vem alguém apontando a câmera e dizendo "Olha o passarinho".

Qual é a reação mais comum? Entrar em pânico, claro!


Depois disso, em um milésimo de segundo pensar: “será que arrumei o cabelo? Sorrio ou não? Meu melhor lado é o direito ou o esq... Putz, já foi a foto. E eu ainda não encontrei o maldito passarinho.”


O resultado nem sempre é dos melhores... O cabelo arrumado de qualquer jeito ficou uma bagunça, o meio sorriso virou uma careta, e a foto tremeu porque bem na hora você virou pro seu melhor lado (qual era mesmo?).



CALMA! TODO MUNDO PASSA POR ISSO, A GENTE SABE.


É que no nosso cotidiano – viagens, natais, aniversários... - nem sempre é possível para quem fotografa captar estes momentos tal como acontecem. Muitas vezes é necessário parar um pouco. Por isso estamos acostumados a situações como esta. Paramos em frente à cúpula do Jardim Botânico, paramos com a família reunida, paramos um sorriso, paramos para a foto.


Agora imagine uma outra situação... Você está com um grupo de amigos, rindo e conversando. E a foto é quem para, não você. Talvez você nem perceba que ela foi tirada, e depois vai ver como aquele sorriso era bonito, do jeito que estava acontecendo.




Quando posamos para uma foto, nós devemos escolher como vamos parecer – se somos mais bonitos com o queixo um pouquinho levantado ou com o rosto meio de lado. Realmente não é fácil escolher como gostaríamos de parecer em um retrato que promete ser visto por outras pessoas, talvez até pelos filhos dos nossos filhos. E é por isso que às vezes nos sentimos não-fotogênicos, simplesmente porque não sabemos como somos mais bonitos, muito menos conseguimos decidir isto no momento de tirar uma foto. Mas nós - todos nós - somos muito bonitos naturalmente, e uma fração de segundo é tempo suficiente para captar esta beleza, que se revela no seu auge quando não estamos esperando.


É claro que fotografar sem dar ênfase às poses requer um pouco mais de paciência do fotógrafo. Ao invés de pedir um sorriso, esperamos que ele seja dado de bom grado. Mas com isto a fotografia se torna mais divertida, pois é necessário que algo bom esteja acontecendo para termos fotos boas.




Quando fazemos um ensaio, toda a atmosfera colabora. Os noivos estão vivendo um momento de suas vidas em que estão especialmente apaixonados. Eles também estão se sentindo bonitos, e isto ajuda demais. Somado a isto, escolhemos um lugar especial para que se sintam a vontade, e tudo flui naturalmente. Então procuramos fazer com que as emoções verdadeiras brotem, ao invés de arrancá-las.


Assim os sorrisos surgem sem pedir, os abraços são mais apertados, e os casais se beijam porque assim quiseram. E é esta a lembrança que ficará guardada – não a de parar um momento bom para fotografar, e sim a de fotografar um momento bom.


E para os não-fotogênicos, só podemos dizer uma coisa: relaxe, curta o momento, e deixe as fotos te mostrarem o resultado :)